top of page

CURIOSIDADES

 

O Paraguai se tornou independente em 1811 e desde então tem sofrido períodos de guerras, ditaduras, transição democrática e regimes constitucionais. Entre os anos de 1865 e 1870 ocorreu a primeira das duas grandes guerras do país: A Guerra da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai), que deixou o Paraguai despovoado, com miséria, instabilidade institucional, desemprego e desmembramento territorial. Há várias razões que levaram os países envolvidos ao conflito armado, que terminou custando muito para o Paraguai, como a perda de seu poderoso exército frente aos demais países da América do Sul, assim como o mais grave, que foi a morte de dois terços da população masculina e a perda de território, principalmente para o Brasil e Argentina. A economia paraguaia seria estagnada ao longo dos próximos 50 anos. Tropas bolivianas invadiram o Paraguai em 1932, o que provocou a Guerra do Chaco (1932-1935), e que culminou com a vitória paraguaia e a anexação do Chaco ao país. 

 

Etimologicamente o nome do país deriva da palavra guarani "Paraguay", que significa "água que vem do mar ". O batismo feito pelos Índios guaranis naqueles tempos antigos é surpreendentemente atual hoje, pois o território paraguaio abriga uma grande quantidade de água potável, atualmente um fator estratégico e de grande importância global. Habitantes originais do Paraguai, os guaranis legaram à humanidade seu idioma e apresentaram à ciência um grande número de plantas medicinais e mais de vinte, das principais plantas cultivadas na agricultuta universal, de acordo com o cientista suíço Moisés Bertoni. A luminosidade é uma das marcas dos dias no Paraguai com uma média de 310 dias de sol por ano. O aeroporto internacional que serve a capital Assunção, é um dos que tem maior operacionalidade da região, com mais de 340 dias por ano de clima favorável.

 

A árvore nacional do Paraguai é o Ipê ou Lapacho. Existem árvores de flores rosas, brancas e amarelas. Na primavera, ao florecer dão um toque mágico às cidades que ainda conservam grande parte da vegetação original. Há duas línguas oficiais, o espanhol e o guarani. A língua guarani não só sobreviveu no Paraguai, mas se tornou a língua que abrange quase toda a população (90%) do país. Os que falam não são indígenas, são mestiços com cultura hispânica. Além do espanhol e do guarani, são falados outros idiomas no Paraguai, tais como o alemão nas colônias menonitas instaladas no país no início do século XX, o português dos colonos brasileiros concentrados na região fronteiriça com o Brasil (conhecidos como brasiguaios), o coreano, o japonês também são línguas que tem uma considerável importância regional.


A população paraguaia se caracteriza por estar bem integrada étnica, cultural e socialmente. O Paraguai tem uma das populações  mais homogêneas na América Latina. Cada paraguaio nasce com uma expectativa de vida de 70 anos. Aproximadamente 65% da população do país tem menos de 30 anosde idade. O Paraguai possui um dos bônus demográficos mais altos da América, 46% (População Economicamente Ativa sobre a População Total). O Paraguai é um dos países latino-americanos com menos traço indígena, devido sua população tradicional, uma mescla espanhola-guarani, ter sido aniquilada pelos aliados em 1870, motivo pelo qual teve que ser repovoado pela imigração européia. As tribos guaranis são as mais conhecidas e associados ao Paraguai. Seus antepassados teriam mais de 7.000 anos no continente. 


O Paraguai tem sido favorecido pela forte pressão global por encontrar e desenvolver fontes energia renováveis, por encontrar-se numa posição excelente para a produção de biocombustíveis por conta de sua cultura agrícola, da riqueza de seus solos, abundante disponibilidade de água doce, seu clima favorável e sua estratégica posição geográfica. O Paraguai é o maior exportador de energia elétrica do mundo. A energia elétrica do Paraguai é a mais econômica do Mercosul. A maior reserva de água doce do mundo, o Aquifero Guarani, se encontra em subsolo paraguaio., sendo o país que conta com mais água doce por habitante (97% dos recursos hídricos do planeta são compostos por água salgada e somente 3% de água doce). O Aquífero Guarani é uma mina de ouro deste liquído. 


O Guarani é a moeda mais antiga da América Latina e uma das poucas que não sofreram modificações e nem eliminação de zeros. A agricultura é responsável por 26% do que o país produz, sendo que um percentual provem dos hortifrutigranjeiros, especialmente as frutas paraguaias por seu delicioso sabor e variedade (abacaxi, manga, morangos, melancias). Paraguai é o quinto produtor mundial de soja. Como a soja, a cana de açúcar é um dos principais ítens de produção industrial, sendo matéria-prima para a prudção de açucar e álcool. O açúcar orgânico paraguaio é altamente valorizado internacionalmente. A maior área de cultivo e industrialização se encontra principalmente no entorno dos Departamentos de Guairá, Paraguarí, Cordillera e Caaguazú.

 

bottom of page