Música paraguaia
O estilo de música típico do Paraguai é a “guarania”. A canção paraguaia mais famosa de todos os tempos é "Recuerdos de Ypacaraí”, criada pelo compositor paraguaio Demétrio Ortiz, com versos da poetisa argentina Zulema de Mirkin, no ano de 1953. A seguir, alguns nomes de maior reconhecimento no cenário musical paraguaio:
Agustín Pío Barrios, o Mangoré
Foi reconhecido por suas interpretações ao vivo e gravações. Foi o primeiro guitarrista clássico a gravar discos de 78 rpm. Seu conhecimento em teoria musical, lhe permitiu compor em variados estilos: barroco, clássico, romântico e descritivo. Sua música se caracteriza por seu caráter folclórico, imitativo e religioso. Suas composições se baseiam em cantos e danças de toda a América Latina, entre outros estilos: choro, maxixe, milonga, tango, samba, sapateado, polca paraguaia, etc. A maior parte de suas obras pode ser considerada de caráter romântico contemporâneo, apesar de ter vivido musicalmente na primeira metade do século XX.
Gloria del Paraguay
Soprano paraguaia reconhecida pela versatilidade de sua voz. Realiza concertos de música clássica e arias de óperas, incluindo em seu repertório canções folclóricas do Paraguai e da América Latina. Consagrada na Espanha por suas apresentações no rádio e na televisão, foi coroada com o prêmkio "Espanha de Ouro" como melhor cantora de fala hispânica. Foi selecionada entre 141 cantores no Manhattan Center em Nova York, para ser uma das três sopranos, no Primeiro Concerto de Sopranos pela Paz no Mundo, “The Sopranos World Concert for World Pace”.
Luis Alberto del Paraná
Foi o cantor paraguaio mais famoso de todos os tempos. Era conhecido em todo o mundo e sua influência cultural é comparada apenas com Augusto Roa Bastos, vencedor do Prêmio Cervantes. Gravou mais de 51 álbuns, vendeu mais de 20 milhões de cópias e mais de 250.000 cassetes. Recebeu vários prêmios, incluindo 8 discos de ouro com destaque para o "Globo de Ouro" pelo registro de 500 canções. Atuou em mais de 76 países, junto com os artistas mais renomados de sua época, como Louis Armstrong, Nat King Cole, Edith Piaf, Frank Sinatra e bandas como os Rolling Stones e Beatles.
Alberto de Luque
É um cantor e compositor paraguaio. Também representou o Paraguai na décima versão do Festival da Canção Iberoamericana no ano de 1981. Em certa ocasião, chegou a ajudar os, ainda não famosos Beatles, que na época também tinham contrato com a Polydor, que por falta de vendas, havia perdido o interesse pelo grupo. Desejando romper o contrato, eles apelaram para Alberto que era muito amigo de Bobby Smith, diretor artístico da gravadora e co-autor de várias obras suas. Ele interviu e favoreceu a quebra do contrato, literalmente em quatro pedaços, os quais entregou depois aos rapazes de Liverpool.
José Asunción Flores
Em 1925, depois de experimentar diferentes arranjos para a velha canção paraguaia "Maerãpa reikuaase", começou a trabalhar num novo gênero musical que chamou "guarania". O compositor sentiu a necessidade de interpretar exatamente o sentimento paraguaio. Em 1928, conhece o poeta guaireño Manuel Ortiz Guerrero com quem compõe três das mais belas guaranias: "Índia", "Cerro Corá" e "Panambi Verá". Pela excelência das canções e sua contribuição para a música e a cultura paraguaia, foi agraciado com a Ordem Nacional ao Mérito em 1949.
Perla
Cantora paraguaia que obteve muito sucesso no Brasil. Se consagrou na década de setenta com o hit "Fernando", versão em português da música do grupo ABBA, na mesma década. Ao longo de sua carreira, vendeu mais de dez milhões de álbuns e ganhou dez discos de ouro e três de platina, entre outros prêmios.